sábado, 21 de março de 2009

Os erros do Magalhães

O que me traz aqui hoje é o fantástico Magalhães. Isto porque o Magalhães, não presta, não interessa e como tal não se torna importante na educação, dado quando as crianças ainda não sabem ler nem escrever. Mas como é um computador , a maioria do pessoal está de acordo, mas o que eu gostava de ver era as associações de pais entrarem em protesto contra o Magalhães, os professores desfilarem a favor de um ensino de qualidade sem Magalhães (para os mais pequenos), os sindicatos a promoverem a exclusão do Magalhães,em idades tenras e os pais a queixarem-se que os filhos estão a vir mais ignorantes da escola, pois primeiro deviam de saber o essencial para depois mexerem num computador .
Creio que talvez os pais se apercebam que o dinheiro gasto num computador para os filhos jogarem, talvez fosse mais bem empregue no dia em que esses filhos precisem de óculos, ou de material que não podem comprar para escola, ou de equipamento para fazer desporto, etc...
Isto falando da questão do dinheiro gasto, porque falando dos erros do Magalhães e do que ele não contribui no ensino, deixo aqui uma lista dos mesmos. Se não os encontrar ou não percebe-los, então em breve terá também direito a um.

EM QUALQUER "MAGALHÃES" PERTO DE SI:

* "Cada automóvel só pode mover horizontalmente ou verticalmente. Tu deves
ganhar espaço para permitir ao carro vermelho de sair pelo portão à
direita."
* "O Tux escondeu algumas coisas.. Encontra-las na boa ordem."
* "Carrega nos elementos até pensares que encontras-te a boa resposta. (...)
Nos níveis mais baixos, o Tux indica-te onde encontras-te uma boa cor
marcando o elemento com um ponto preto. Podes utilizar o botão
direito do rato para mudar as cores no sentido contrario."
* "Dirije o guindaste e copía o modelo."
* "Abaixo da grua, vai achar quatro setas que te permitem de mexer os
elementos."
* "O objectivo do quebra-cabeças é de entrar cifres entre 1 e 9 em cada
quadrado da grelha, frequentemente grelhas de 9x9 que contéem grelhas de 3x3
(chamadas 'zonas'), começando com alguns números já metidos (os 'dados').
Cada linha, coluna, e zona só pode ter uma vez um símbolo ou cifre igual."
(nota: instruções para o jogo sudoku)
* "Carrega em qualquer elemento que tem uma zona livre ao lado dele. Ele vai
ir para ela."
* "Enfia a bola no buraco preto á direita."
* "Com o teclado, escreve o número de pontos que vês nos dados que caêm."
* "O objectivo do jogo é de capturar
*”Ao princípio do jogo 4 sementes são metidas em cada casa. O jogadores movem
as sementes por vês. A cada torno, um jogador escolhe uma das 6 casas que
controla. (...) Se a última semente também fês um total de 2
ou 3 numa casa do adversário, as sementes também são capturadas, e assim de
seguida. No entanto, se um movimento permite de capturar todas as sementes
do adversário, a captura é anulada (...). Este interdito é ligado a uma
ideia mais geral, os jogadores devem sempre permitir ao adversário de
continuar a jogar."
* "Aceder ás actividades de descoberta."
* "Pega as imagens na esquerda e mete-las nos pontos vermelhos."
* "Carrega e puxa os elementos para organizar a historia."
(nota: "historia" é repetidamente escrito sem acento)
* "Saber contar básicamente."
* "Move os elementos da esquerda para o bom sitio na tabela de entrada
dupla."
* "Puxa e Larga as peças no bom sitio."
(nota: "sitio" nunca é escrito com acento)
* "Com o teclado, escreve o número de pontos que vês nos dados que caêm."
* "Primeiro, organiza bem os elementos para poder contar-los (...)."
* "Carrega no chapéu para o abrires ou fechares. Debaixo do chapéu, quantas
estrelas consegues ver a moverem? Conta attentamente. Carrega na zona em
baixo à direita para meter a tua resposta."
* "Treina a subtracção com um jogo giro. Saber mover o rato, ler números e
subtrair-los até 10 para o primeiro nível."
* "Quando acabas-te, carrega no botão OK ou na tecla Entrada."
* "Conta quantos elementos estão debaixo do chapéu mágico depois que alguns
tenham saído."
* "Olha para o mágico, ele indica quantas estrelas estão debaixo do seu
chapéu mágico. Depois, carrega no chapéu para o abrir. Algumas estrelas
fogem. Carrega outra vês no chapéu para o fechares. Deves contar quantas
ainda estão debaixo do chapéu."

* "Lê as instruções que te dão a zona em que está o número a adivinhar.
Escreve o número na caixa azul em cima. Tux diz-te se o número é maior ou
mais pequeno. Escreve então outro número. A distância entre o Tux e a saída
à direita representa quanto longe estás do bom número. Se o Tux estiver
acima ou abaixo da saída, quer
dizer que o teu número é superior ou inferior ao bom número."
* "Tens a certeza que queres saír?"
* "Aprende a escrever texto num processador. Este processador é especial em
que obriga o uso de estilos (...)"
* "Neste processador podes escrever o texto que quiseres, gravar-lo e
continuar-lo mais tarde. Podes estilizar o teu texto utilizando os botões à
esquerda. Os quatro primeiros permitem a escolha do estilo da linha em que
está o cursor. Os 2 outros com múltiplas escolhas permitem de escolher tipos
de documentos e temas coloridos
pré-definidos."
* "Envia a bola nas redes"
* "É preciso saber manipular e carregar nos botões do rato fácilmente."* "O objectivo é só de descobrir como se podem criar desenhos bonitos com
formas básicas (...)."
* "O objectivo é de fabricar um forma dada com sete peças."
* "Quando o tangram for dito frequentemente ser antigo, sua existência foi
somente verificada em 1800."
(nota: explicação do tangram, um quebra-cabeças tradicional chinês)
* "Mexe as peças puxando-las. Carrega o botão direito nelas para as virar.
Selecciona uma peça e roda à volta dela para a rodar. Quando a peça pedida
estiver feita, o computador vai reconhecer-la (...)."
* "Reproduz na zona vazia a mesma torre que a que está na direita."
* "Reproduzir a torre na direita no espaço vazio na esquerda."
* "Puxa e Larga uma peça por vês, de uma pilha a outra, para reproduzir a
torre na direita no espaço vazio na esquerda."
* "Move a pilha inteira para o bico direito, um disco de cada vês."(nota: as
quatro últimas frases são as instruções dos jogos "Torres de Hanoi" e Torres
de Hanoi simplificadas" - "Hanoi" sem acento no "o")
* "Torno dos brancos"
(nota: a vez de jogar das peças brancas num jogo de xadrez)
* "Joga o joga de estratégia Oware contra o Tux.

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