segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Quero perceber todas as comédias.

O fenómeno da comédia tem os seus altos e baixos, gostos e desgostos, momentos de genialidade e outros que, enfim existem, mesmo sem que ninguém consiga explicar o porquê.
Acompanho com especial atenção a comédia, pois é uma coisa que me chama a atenção. Faz-me trabalhar o cérebro. Acompanho e vejo, não só a comédia que se faz em Portugal, como a que passa em Inglaterra, nos países francófonos e nos EUA.
São muitos os nomes, muitas as séries, muitas horas de análise, de bons momentos, de outros menos conseguidos, mas sobretudo aprecio a criatividade.
Embora haja gostos para tudo, penso que a Maria Rueff, certa vez deu bem a resposta aos gostos das pessoas a níveis cómicos, com o seguinte exemplo: « se eu disser que uma galinha comeu um elástico e andou 15 dias a pôr o mesmo ovo, há pessoas que gostam e outras que não; há quem perceba e não goste e há outras que não fazem ideia do que se tentou transmitir. » Mais claro que isto ela não podia ter sido.
O que me preocupa na comédia, é este último aspecto, não fazer ideia do que se tentou transmitir. Por isso deixo aqui um apelo : qualquer pessoa me explique onde está a piada, ou piadinha, ou qualquer jeitinho que seja, do Bruno Aleixo? São vários os mails que recebo a dizer : « vai ver isto que é genial ! » e depois deparo-me com aquilo! Dá para se ganhar a vida a fazer aquilo? Há quem consiga perceber onde está a criatividade ou o mais pequeno rasgo de genialidade daquilo? A sério, alguém que me explique, pois como anda tudo doido com aquilo, eu também gostava de puder ficar nesse estado. Serei eu um fora de série se fizer um jogo como ele e perguntar se: preferem dormir para sempre com a luz do quarto acesa ou tomar banho com a luz do banheiro desligada, também para sempre?
Com isto agradeço a todos os que me enviaram mails com links para ver a alegada comédia, e peço que em breve alguém me envie algo elucidativo sobre este novo tipo de comédia que tem deixado Portugal a falar dele, mas que eu ainda não consegui perceber.
Antes de terminar, gostava de dizer que fazer comédia, brincar ou tentar fazer rir alguém, também não é fazer-se passar por essa pessoa. Decerto que o Sebastien Loeb não vai querer passar por ser motorista para andar a partir jipes, embora o motorista, provavelmente, tenha inveja de não puder dizer com a sua própria identidade, que acha os homens lindos. Afinal de contas quem não tem mãozinhas para conduzir jipes, que até são grandes, não devia de mexer em coisas pequenas, como por exemplo : telemóveis. Ou se não sabe o que fazer às mãos, que as meta ao fundo das costas.
Tenho dito.


2 comentários:

Unknown disse...

apreciei o teu texto, mas deixa-me discordar da tua ideia em relação aos GANA (os produtores do Bruno Aleixo), na minha opinião a comédia é uma simplificação de qualquer coisa ou seja tornar uma situação o mais simples possível (tens o caso dos Gato Fedorento), e como grande fã dos GANA (deves de ter percebido ao visitar o meu blog), penso que a genialidade é no simplificar a situação mais banal da vida! fiz-me entender?

Grande Abraço

daniel grácio disse...

Sim, entendi o que queres dizer. Mas não consigo, mesmo assim, percebe-los. Tenho pena.
Outro grande abraço.