terça-feira, 11 de agosto de 2009

Graus de parentesco

Boas, senhoras, senhores, meninos, meninas e quem mais estiver a ver isto, ou seja, o que eu quero dizer é que depois de uma ausência, deste meu espaço, estou de volta para continuar esta aventura.
E começo por um texto que escrevi, para um antigo projecto, mas foi mais um de entre muitos outros que ficaram somente escritos. A situação passou-se num café, onde depois de ter lido uma notícia num jornal, algumas perguntas começaram a subir-me à cabeça. Chegado a casa decidi escrever as hipóteses que me fui lembrando até que cheguei a um beco sem saída que quero partilhar convosco.
Sendo assim, cá vai:

Um certo dia, ao estar a beber café, descontraídamente, e enquanto lia o jornal, acabadinho de chegar, uma notícia chamou-me particular atenção. Era uma notícia sobre algo de extraordinário que me deixou um pouco, quer dizer muito, pensativo.
Tinha-me deparado com o seguinte: “Aos 47 anos, Bill Wyman, baixista dos Rolling Stones, iniciou uma relação com Mandy Smith, de 13 anos, com a aprovação de sua mãe. Seia anos mais tarde casaram, mas o casamento só durou um ano. Não muito tempo depois, o filho de Bill, Stephan, de 30 anos, casou com a mãe de Mandy, Sra. Smith, de 46 anos…”.
Após algum tempo de reflexão, e antes que o café tivesse tempo de arrefecer, pois para frio bem bastava o moscatel já trazer gelo a mais, com extrema precisão concluí que se Bill e Mandy ainda fossem casados, Stephan teria sido sogro do seu pai e que Mandy seria madrasta do seu padrasto.
O moscatel fez subir-me algo de novo à cabeça, pois a fornalha ainda estava acessa da noite anterior, e depois de umas novas contas de cabeça, que foram bem difíceis, afirmei, para mim mesmo e para o outro moscatel que ja vinha a caminho, que da mesma maneira que Bill era genro do filho, a Sra. Smith seria nora da sua filha. Apercebi-me também que se ambos os casais tivessem filhos, Stephan e Mandy seriam avós dos seus irmãos.
Escutando com atenção o meu outro “eu”, não pude deixar de acrescentar, já que se falava de avós, que Stephan e Mandy seriam então avós deles próprios.
Finda as conclusões, uma questão ficou em simultâneo a matutar na minha cabeça: qual seria então o grau de parentesco entre os filhos que poderiam advir de tais relações?


Se quiserem podem fazer as vossas contas, e adivinhar esta proposta que hoje vos deixo. Por mim, dei por concluído este meu estudo de graus de prentesco, sem conseguir concluir nada mais.

Sem comentários: