sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Desejos para 2010

Primeiro dia do ano de 2010, primeiro texto deste ano.
Para quem não sabe ou nunca pensou nisso, fiquem a saber que o que não fizeram em 2009, já não o farão nesse ano; terá de ser feito em 2010. E perguntam vocês, a vocês mesmos: mas o que tem isso de extraordinário? E eu respondo: nada, se for dito por mim, mas se for dito por um qualquer intelectual francês, como foi o caso, muitos vão ficar a pensar, que o anterior pensamento é (e passo a citar uma das opiniões sobre o assunto) revelador de uma intelectualidade inigualavél. Enfim... franceses!
Com o aproximar dos finais dos anos, e com as sempre recorrentes frases de bom natal e próspero ano novo, fico sempre com a sensação que fui eu que inventei a frase, tantas são as vezes que a utilizei. E como todos os anos faço os meus pedidos para o ano novo que hoje entrou em vigor, vou fazer os meus votos para 2010, tanto a nível pessoal, como a nivel de uma “santa terrinha” que se chama Sardoal.
Começo pela “santa terrinha”! Nos ultimos tempo tenho acompanhado dentro do que me é permitido, a situação de uma associação que me é muito querida, o GETAS. Soube que tem havido umas confusões com alguns processos, com eleições, com pessoas a favor outras contra, etc. Não querendo eu fazer juízos de grande valor, acho formidável que haja este tipo de discussão em torno de uma associação, que haja pessoas interessadas em fazer por aquilo e que se preocupam tanto com a “vida” do GETAS. Acho formidável haver este confronto de ideias, estas chatices, este todo amor à camisola, todo este ruído. É sinal que há interesse em que as coisas andem para a frente. Parabéns GETAS. Parabéns à direcção e seus associados.
Como tal, o que eu desejava para o ano de 2010, para o Sardoal, era que este amor à camisola se espalhasse a todas as outras associações do concelho; que houvesse pessoas a discutir e a apontar o dedo, que houvesse pessoas a aparecerem nas reuniões e assembleias e levantassem questões, mesmo que errados estivessem, que as associações entrassem em ebulição e houvesse pessoas com “tomates” para aperecerem a dar a cara, que não deixassem que o marasmo tomasse conta delas e das associações.
Gostava também de ver os sardoalenses na rua, nas assembleias da Câmara e a quem de direito, ou seja, aos eleitos democraticamente, a discutirem e a indignarem-se contra as preversidades, as indecências, os compadrios e caciquismos que têm feito “lei”. Era sinal que as coisas tinham pernas para andar em vez de aceitarem uma cadeira de rodas, sem rodas, para andar.
Gostava que o Sardoal entrasse em ebulição. Gostava que voltasse a fervilhar de ideias e vida. Gostava que o Sardoal evoluísse.
A nível pessoal, e faço deste meu desejo, o desejo de todos aqueles a quem eu quero bem, desejo tão simplesmente que o ano de 2010 seja melhor do que o ano anterior. Não vale a pena pedir muita coisa, pois já não seria mau se isto se concretizasse sempre.
Abraços, beijinhos e tenham um bom ano.
Já agora façam-me um favor: portem-se mal!!!

2 comentários:

Paulo Sousa disse...

Bom ano para ti também.
Abraço

Rita Filipe disse...

Tambem vou começar a seguir mais afincadamente o teu blog =P

Espero, sinceramente, em 2010, voltar a ver-te! Já tenho saudades tuas e do teu gosto musical =D

Se aparecesses no alive é que era =P

Beijinho e fica bem.